O píer flutuante que abrigará o terminal hidroviário do Parque Valongo será construído pela Píer Brasil Engenharia e Soluções Tecnológicas, vencedora da licitação. A expectativa da Prefeitura de Santos é assinar o contrato na próxima semana, iniciar as obras em março e entregar o equipamento na inauguração do Parque Valongo em julho próximo.
O investimento no píer, de R$ 1,1 milhão, virá do Fundo de Desenvolvimento Urbano de Santos (Fundurb). A empresa vencedora do pregão eletrônico foi homologada na última quarta-feira em comunicado publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial de Santos.
O píer flutuante do Parque Valongo foi projetado no formato de um T, com 30 metros de comprimento por três metros de largura e capacidade para atracação de 14 embarcações de pequeno porte como lancha e jet ski.
O equipamento será instalado entre o antigo armazém 4 Casa de Pedra. Em entrevista para a Tribuna, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) afirmou que o equipamento atenderá ao turismo e transporte coletivo coletivo hidroviário.
“O píer será inaugurado juntamente com a primeira fase do Parque Valongo, em julho. O objetivo inicial é atrair o turista de praia para o turismo cultural, histórico e arquitetônico da Cidade e para os festivais da região central. Ele embarca na Ponta da Praia, navegará por dentro do Porto de Santos e chegará ao Parque Valongo. Mas, a partir dele, faremos uma inovação no transporte municipal, atendendo moradores dos bairros Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana, na Área Continental”.
De acordo com o prefeito, a estação hidroviária possibilitará ainda rotas turísticas metropolitanas. “Roteiros que ligariam Santos, a partir do Parque Valongo, ao turismo ecológico de Cubatão e aos Fortes de Guarujá. Esse atracadouro tem uma função importantíssima para turismo náutico “, enfatizou.
PORTINHO CARUARA
Rogério Santos mencionou ainda outro equipamento que será conectado ao píer flutuante do Valongo. “Simultaneamente, temos um projeto,que será viabilizado com recursos do Governo do Estado, da ordem de R$ 12 milhões, para a construção Portinho Caruara, que será complexo turístico com atracadouro e boxes para o mercado de peixes, preservando e valorizando cultura caiçara”.
A intenção, diz ele, é promover a integração turística entre a Ponta da Praia, o Centro Histórico e a Área Continental”.
LINHA FERROVIÁRIA DE PASSAGEIROS
O prefeito declarou que a implementação da linha ferroviária de passageiros integrada ao complexo turístico e cultural do Centro Histórico também está em seus planos. “A ligação do Porto de Santos com a Região Centro-Oeste já é uma realidade com a questão das cargas, e o que nós queremos é que essas linhas também sejam usadas para o transporte de pessoas, principalmente, no aspecto turístico. Esse é um projeto previsto dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Santos. A Oferta de diferentes modais de transporte facilita o acesso e impulsiona o turismo”, finalizou.
Fonte: A Tribuna Santos Jornal
Foto: Reprodução