A gestão portuária moderna vai além da administração tradicional e exige a integração de todos os atores envolvidos direta ou indiretamente nas operações do porto. No Brasil, o modelo de gestão tem evoluído de uma estrutura completamente pública para um formato com maior participação do setor privado.
No Porto de Santos, o maior da América Latina, esse cenário apresenta desafios significativos, especialmente com a convivência entre Terminais de Uso Privado (TUPs). Uma alternativa é a “coopetição portuária”, que mistura cooperação e competição saudável entre os operadores do porto. Essa abordagem permite alinhar cadeias logísticas, aumentar a eficiência e fortalecer a competitividade. Porém, é essencial superar lacunas de governança para garantir que o Porto de Santos continue crescendo e mantendo sua importância estratégica.
Caminhão elétrico autônomo de 64 toneladas passará por testes no Espírito Santo
Em parceria com a Suzano Papel e Celulose, a startup capixaba Lume Robotics está desenvolvendo…
Investimento bilionário deve triplicar movimentação de contêineres no Porto de Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o leilão do STS10,…
Obras do Boulevard Aéreo devem conectar Rua XV ao Parque Valongo
A instalação do Boulevard Aéreo, nova passarela que conectará a Rua XV de Novembro ao…
Com 179,8 milhões de toneladas movimentadas em 2024, Porto de Santos bate recorde
Ao movimentar 179,8 milhões de toneladas em 2024, o Porto de Santos alcançou um marco…
Nova via da Imigrantes é solução para o tráfego pesado do Porto de Santos
Procurando melhorar o fluxo de veículos pesados entre a capital e o porto de Santos,…
Porto Central anuncia cronograma de obras no litoral sul do Espírito Santo
Com águas profundas e cerca de 2.000 hectares de área, o Porto Central, situado em…