Indústrias buscam se tornar agentes de transformação local

A visão de especialistas e o engajamento da Prefeitura estão diretamente alinhados ao pensamento das empresas do Polo Industrial de Cubatão. Com foco na conscientização, as indústrias buscam se tornar agentes transformadores para um futuro mais sustentável. E, para alcançar esse objetivo, contam com iniciativas cujo resultado é a constante evolução no desenvolvimento da comunidade. 


A Unipar tem o programa Fábrica Aberta, que oferece a jovens a partir de 15 anos visitas guiadas para conhecerem suas fábricas. Um objetivo é mostrar como a sua produção respeita o meio ambiente e prioriza a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. 


No ano passado, 1.280 alunos de níveis médio,técnico e superior da Baixada Santista e de outras regiões passaram pela unidade da empresa em Cubatão. Para disseminar sua cultura sustentável, a Unipar também fez palestras em 2023, compartilhando o sucesso do Fábrica Aberta e sua importância como programa pioneiro de turismo industrial. Desde 2021, a empresa e seu Conselho Comunitário Consultivo promovem o concurso cultural ambiental Minha Lente, Minha Mente e o Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Cubatão.Alunos dos 3º e 9º anos e de Educação de Jovens e Adultos são convidados a refletir sobre assuntos ambientais. Mais de 1,7 mil alunos participaram em 2023. 


Na Yara, uma parceria com a ONG Cidades sem Fome viabilizou a introdução de canteiros de hortas em espaços da região, incluindo três escolas públicas — as estaduais Professor José da Costa e Afonso Schmidt e a municipal Padre Anchieta. De acordo com a especialista de Sustentabilidade na Yara Brasil, Mônica Bacchiega, o projeto Hortas Escolares visa a transformar espaços degradados em locais de cultivo de alimentos e educação ambiental por meio de hortas de frutas e hortaliças.


Os resultados obtidos pela empresa falam por si. Em três anos, considerando ações em São Paulo e Rio Grande do Sul, a parceria garantiu apoio a 33 hortas urbanas, a criação de sete hortas escolares e a revitalização de uma horta comunitária. O investimento total supera R$ 1 milhão, impactando cerca de 3 mil alunos e 23 escolas públicas. Também se doaram dez toneladas de fertilizantes. Em Cubatão, o projeto alcança cerca de 1,5 mil estudantes. 


A Yara também mantém uma horta comunitária no Parque Cotia-Pará, com 15 voluntários das comunidades vizinhas e produção mensal em torno de duas toneladas, em 21 tipos de cultivos, “O espaço passou a receber visitas de alunos de escolas do Município para vivenciar o cultivo da terra, entendendo a importância dos cuidados do solo para a produção de alimentos”, citou. (LS)


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Foto: Reprodução


Posso ajudar?