Mercado avalia uso de Inteligências Artificiais na indicação de investimentos

As Inteligências Artificiais, recursos mais conhecidos como IAs, tornaram-se muito populares na internet após o lançamento do Chat GPT: Estas tecnologias, também, apresentam utilidades no mercado financeiro. No caso de bancos, gestoras e líderes de setores, a IA será um fator primordial nos investimentos da próxima década.

 

Conforme o relatório Year Ahead 2024, do banco UBS, não apenas projeções e perspectivas econômicas são abordadas, como também percepções à década futura. No documento, consta o seguinte trecho:

 

“Atualmente, vemos oportunidades relacionadas à IA em uma variedade de ações de software, internet e semicondutores”. Isto é, há dois impactos principais desta tecnologia: um nos investimentos, outro na economia.

 

O relatório também apresenta o segmento:

 

“Alguns empregos vão se tornar obsoletos por conta da IA, mas não devemos, necessariamente, esperar um aumento no desemprego. Historicamente, cerca de 10% das funções laborais, que existiam no final de qualquer década, não existiam em seu começo”.

 

Karina Saade, presidente da gestora de ativos BlackRock no Brasil, explica os métodos de utilização eficazes dessa tecnologia, além das oportunidades comerciais:

 

“A IA nos ajuda a identificar com mais facilidade e rapidez tendências no futuro que ainda não estejam aparecendo nos números, melhorando a performance do investidor e auxiliando nas tomadas de decisões”, relata a executiva.

 

A recomendação do banco aos investidores que procuram exposição à inteligência artificial é para que realizem este procedimento por meio de empresas com expertises em diferentes pontos de cadeia: nuvens, softwares e semicondutores.

 

 

Autor: Wladimir D’Andrade

Fonte: Jornal O Estado de SP

Foto: Brendan McDermid/Reuters

Posso ajudar?