A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu a dragagem para aprofundamento dos berços de atracação localizados entre os armazéns 12A e 20/21 no porto de Santos. Durante o processo, foram retirados aproximadamente 100 mil metros cúbicos de sedimentos e 500 metros cúbicos de resíduos de jet-grouting (técnica usada para estabilizar terrenos, com injeção de material cimentício, que resultou num material mais resistente, remanescente das obras de reforço estrutural da área de atracação). Com a conclusão da dragagem, a profundidade dos berços agora é de 14,60 metros, possibilitando a atracação de embarcações maiores.
Em 2018, a APS já havia completado a recuperação e o reforço estrutural do cais entre os armazéns 12A e 23, no Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos, conhecido como cais de Outeirinhos, abrangendo 1,7 mil metros de extensão, preparando o local para a dragagem.
O contrato para a obra foi firmado em dezembro de 2023 com a empresa Náutica Marítima Serviços, que venceu o processo de licitação e iniciou os trabalhos em março de 2024. O valor total da obra foi de pouco mais de R$13 milhões. Agora, com o término da dragagem, a APS realizará um levantamento hidrográfico e uma inspeção subaquática. Os resultados serão encaminhados à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) para a homologação do novo calado operacional.
Fonte: A Tribuna.
Pingback: Norcoast amplia transporte de cargas pela costa brasileira
Pingback: Rio de Janeiro prevê ampliação de áreas para receber cargas