O Porto de Santos recebe, neste dia 1º de fevereiro, quinta-feira, o MSC Natasha XIII, primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar no cais santista.
Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem. Sua atracação na BTP (Brasil Terminal Portuário) marcará uma escala histórica, que se tornou possível graças à atuação conjunta de todos os envolvidos.
Até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros é uma conquista da APS – marcando a celebração dos 132 anos do Porto de Santos -, do Ministério de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portuária. “O Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e o Governo Federal está empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras. Dou os parabéns à MSC pelos esforços para chegarmos a este momento histórico, bem como à BTP, que preparou seu terminal com muita eficiência para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista”, afirmou Pomini.
Para a MSC, é motivo de orgulho fazer parte deste importante marco.
“A MSC celebra a primeira escala de um navio de 366 metros no Porto de Santos e reconhece o esforço conjunto de todos que atuaram para tornar este momento possível. A atracação do MSC Natasha XIII é fruto de estudos que tiveram início em 2016, pela Autoridade Portuária de Santos, e contou com diversas simulações da Praticagem, além de grande suporte da Autoridade Marítima. Com esta escala histórica, a MSC reitera o compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro, apoiando o desenvolvimento da logística nacional com sustentabilidade econômica e eficiência energética”.
Fonte: Diário do Litoral
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