Puxado pela indústria, PIB paulista cresce 3%

Dados demonstrados pelo Governo de São Paulo, por meio da Fundação Seade, evidenciam que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu em 3% esse ano, entre os meses de janeiro e abril, em comparação ao ano anterior. Todos os segmentos apresentaram mudanças positivas, com realce para a indústria (3,5%), seguida por serviços (2,4%) e agropecuária (1,7%).

De acordo com a Fundação Seade, o desempenho acentuado da indústria está relacionado ao crescimento da contratação de empregos formais no setor. Em 2024, de janeiro a abril, houve ampliação de 70% de empregos formais em São Paulo em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 72 mil vagas geradas em 2024 na área industrial, contra 42 mil em 2023.

“O Estado de São Paulo segue crescendo na direção certa e gerando emprego. A alta de 3% do PIB estadual no primeiro quadrimestre do ano reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da economia local. Vamos seguir trabalhando para fazer São Paulo ainda mais forte, com mais recursos e investimentos”, pontuou

o governador Tarcísio de Freitas.

No mês de abril deste ano, em comparação com o ano passado, o PIB paulista avançou 6,1%. Com destaque para o setor industrial (9,6%), de serviços (4,3%) e agropecuária (4,0%). Porém, em relação aos 12 meses anteriores, o PIB paulista avançou 1,2% – agropecuária (1,6%); serviços (1,3%); e indústria (0,8%).

Em relação ao mês anterior, o PIB cresceu 0,8% em abril de 2024, já descontados os efeitos sazonais. A ascensão foi puxada majoritariamente pela indústria (0,8%), seguida pela agropecuária (0,6%), e pelo setor de serviços (0,6%).

Fonte: Diário do Litoral.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?