Apesar da liderança histórica do porto de Santos, o complexo portuário do Rio de Janeiro se mantém na disputa pelas cargas, assim como outros portos do Brasil.
“Não vejo uma disputa, mas uma complementaridade. Na hora em que, por exemplo, o porto de Santos enfrentou problemas logísticos em relação à movimentação de contêineres, o porto do Rio absorveu essa demanda e não deixou que o setor sofresse qualquer baixa. Ou seja, também funcionamos com essa capacidade de poder responder a qualquer entrave logístico dos portos do Sul-Sudeste”, explicou o presidente da PortosRio, Francisco Martins.
A PortosRio é a Autoridade Portuária responsável pelo gerenciamento dos portos públicos do estado do Rio de Janeiro e Itaguaí, além de abranger os de Niterói e Angra dos Reis. Martins afirma que o conjunto de portos do Rio está em expansão e acabou fazendo uma pequena ‘provocação’ a Santos. “Itaguaí vai licitar, ainda este ano, a chamada área do meio (ITG02), aumentando a movimentação de minério em mais de 27 milhões de toneladas anuais. Com isso, junto a outros arrendamentos, logo Santos nos verá no retrovisor. Mas não é uma competição, e sim uma complementaridade”.
INVESTIMENTOS
De acordo com o presidente da PortosRio, o crescimento é justificado pelos investimentos que estão sendo feitos. O aumento de 23% em movimentação no primeiro semestre, em comparação ao ano anterior, é um exemplo citado por Francisco Martins.
“É um porto que tem investimentos previstos na ordem de R$400 milhões
somente nas obras já contratadas e na execução de dragagem. Estamos aumentando a nossa profundidade para recebermos os navios de 366 metros de comprimento, assim como o Porto de Itaguaí já recebe. Há uma grande expectativa, com muitas áreas a serem arrendadas”, afirmou.
Fonte: A Tribuna.