O setor portuário é um dos segmentos que além de inovação e tecnologia requer muita criatividade, especialmente para desburocratizar processos logísticos. Obstáculo que a logtech HXtos, startup formada no Porto de Santos, tem auxiliado a superar com eficiência. Um de seus projetos, desenvolvido para otimizar o transporte de cargas, foi premiado pelo Cubo Itaú Maritime & Port, o maior hub de inovação da América Latina.
A resolução automatizada de pontes rolantes para terminais de exportação de celulose, criada pela HXtos, ficou em 2º lugar na categoria “Portos ao Cubo –
tendências do setor marítimo e portuário”. O sistema personalizado está em execução nos terminais de celulose da DP World / Suzano, duas das maiores exportadoras deste tipo de produto no Brasil. No ano anterior, essas instituições movimentaram cerca de R$ 16 milhões de toneladas do produto com um crescimento de 30% em produtividade.
Luiz Simões, co-fundador e CEO da HXtos, afirmou que “a premiação foi um reconhecimento importante para a startup e reforça sua relevância para ajudar as maiores empresas nacionais e internacionais a lidarem com os desafios do dia a dia no setor marítimo e portuário”. Nos dias atuais, as intervenções criadas pela HXtos são utilizadas nos portos de Santos e Itaqui, no Maranhão, e as soluções estão sendo válidas na América Latina e na Europa. A empresa também já está com registro em Portugal e pretende focar no mercado Europeu.
“Vivemos em um mundo totalmente conectado em que a agilidade precisa vir acompanhada de precisão. É isso que oferecemos na solução para cargas soltas e a granel, desde a chegada da carga até o recebimento no destino. Ajudamos as empresas a reduzir custos, aumentando a produtividade e garantindo a segurança das operações; um trabalho que impacta diretamente na competitividade para os terminais portuários e toda a cadeia logística e econômica do setor”, acrescenta.
Fonte: Jornal Valor Econômico.