A Superintendência de Seguros Privados (Susep) deve divulgar em breve o terceiro edital do “sandbox” regulatório, programa que tem como objetivo escolher projetos tecnológicos e sustentáveis para o mercado de seguros. De acordo com o regulador do setor, o novo edital foi acatado em reunião ordinária do conselho diretor.
O sandbox tem como uma de suas metas expandir a competitividade, além da ampliação do setor de seguros, aumento da eficiência e uma atenção especial no atendimento das necessidades dos consumidores.
O terceiro edital registra uma nova fase para o programa, já que o processo não tem prazo final e irá receber propostas continuamente. Nessa nova leva de seleção, a Susep deve priorizar projetos voltados à modificação ecológica e à inovação tecnológica.
“O objetivo é alinhar o programa ao Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal”, indicou a autarquia. “Para os projetos com inovação tecnológica, espera-se ampliar o acesso da sociedade a produtos e serviços”, acrescentou.
Nos dois primeiros editais, a Susep destacou 32 projetos, dos quais 21 ganharam autorização para operar no sandbox. Das 21 empresas que estão no programa, duas passaram a ter autorização definitiva para agir como seguradoras. Os projetos admitidos permanecerão em experiência pelo prazo mínimo de 36 meses.
Fonte: Jornal Valor Econômico.