Segundo dados apontados pelo Painel Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a circulação de cargas conteinerizadas bateu recorde nos portos nacionais no primeiro semestre deste ano.
Até o momento, os números chegam a 73,3 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 22,72% em comparação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 49,3 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso; 23,2 milhões por cabotagem e 700 mil por navegação interior e apoio portuário.
Nos primeiros seis meses do ano, ocorreu um crescimento de 30,22% na cabotagem de contêineres, em comparação com o ano anterior, de acordo com a Antaq. As cargas em contêineres influenciaram, também, um certo aumento no setor aquaviário, que chegou a 4,28% neste primeiro semestre. Foram deslocadas 644,76 milhões de toneladas de cargas, de acordo com o levantamento do Estatístico Aquaviário da Agência.
Os granéis líquidos e sólidos também apresentaram crescimento. Os três perfis de cargas (incluindo contêineres) representam a maior circulação da série histórica para o primeiro semestre de 2024, desde 2010, segundo a Antaq.
“Esse crescimento da demanda só foi possível porque o setor, a infraestrutura portuária e as empresas de navegação ofereceram condições para essa capacidade que amparou esses números. São mais de 250 instalações portuárias que encaminham esses dados para que a Agência consolide”, declara Eduardo Nery, o diretor-geral da Antaq.
Fonte: A Tribuna.