A Brasil Terminal Portuário (BTP) concluiu recentemente a modernização de 45 defensas marítimas em Santos. Este trabalho marca a conclusão do primeiro projeto, dentro do pacote de investimentos negociados com o Governo Federal como contrapartida para garantir a concessão do Porto por mais 20 anos. Futuramente, a BTP pretende investir cerca de R$ 2 bilhões para aumentar a capacidade do terminal em 40%. Segundo Ricardo Trotti, diretor de Operações da BTP, essa é a primeira de várias melhorias programadas, com o objetivo de tornar o terminal mais competitivo.
“Temos avançado de forma integral nos preparativos para o aumento da capacidade operacional. Apenas no cais, além da modernização das defensas, também serão adquiridos mais quatro novos modernos portêineres, sendo que dois deles já chegarão nesteano”, afirma Trotti.
Com a instalação das novas defensas, a BTP passa a contar, agora, com a infraestrutura necessária para acomodar todos os berços acostáveis destinados a navios da classe New Panamax. Essas embarcações, que são consideradas gigantes, possuem um comprimento de 366 metros e uma capacidade média de transporte de 13 mil e 15 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
O terminal da BTP conta com um cais de 1.108 metros e três berços de atracação com profundidade de até 15 metros. As defensas marítimas instaladas recentemente são placas que desempenham um papel essencial para garantir a segurança das pessoas e operações portuárias. Elas têm a função de amortecer o impacto dos navios durante atracação e desatracação, ajudando na preservação estrutural de embarcações e terminais.
Fonte: A Tribuna.