O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que a APS deve publicar em outubro o edital para a instalação do Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, sigla em inglês). “O sistema é necessário para que a APS realize o controle das manobras de entrada e saída dos navios e do tráfego de embarcações com maior eficiência e segurança”, ressaltou Pomini.
O VTMIS é um sistema de apoio eletrônico à navegação que acompanha, em tempo real, o tráfego aquaviário. O sistema é uma ferramenta de organização e compartilhamento de dados que promove a integração de um grande número de informações oriundas de dispositivos e sensores. O objetivo é assegurar a eficiência da navegação.
Atualmente o serviço é realizado pela Praticagem em coordenação com a APS que, brevemente, assumirá o acompanhamento dos navios, atendendo exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).
A Fundação Ezute vai amparar a APS no planejamento e condução do procedimento licitatório, que irá resultar na contratação de uma instituição para a implementação do VTMIS. A intenção é assinar o contrato de implementação do sistema ainda no ano que vem.
Fonte: A Tribuna.