A venda de ações na concessionária de energia faz parte do novo planejamento da Eletrobras, acatado após sua privatização, de se desligar de ativos não relacionados ao negócio principal da instituição. Por isso, o preço das ações que a Eletrobras tem da Isa Cteep devem sair por R$ 23,50 (por ação). No pregão do dia 18 de julho, a Isa Cteep fechou com uma queda de 2,76%, cotada em R$ 25,34 (por ação).
Os coordenadores da oferta foram o Citigroup, Itaú BBA, Banco Safra e XP Investimentos. Atualmente, a Eletrobras detém 35,75% do capital total da Cteep. A antiga estatal havia comunicado anteriormente sobre seu objetivo de vender posições minoritárias.
A oferta é secundária, isto significa que a Isa Cteep não irá captar recursos com a transação, pois representa apenas uma transação de ações já existentes detidas pela Eletrobras, que no ano anterior decidiu se desfazer da participação. Até a data de conclusão da coleta de intenções de investimento (bookbuilding), se prevê que a quantidade de ações inicialmente ofertadas crescerá em até 116,7% da totalidade de ações, ou seja, equivalente a 70 milhões ações de titularidade do acionista vendedor.
Com o reenquadramento, a instituição passou a diminuir o número de SPEs (sociedade de propósito específico), modificou as subsidiárias em integrais, retirou investimentos em térmicas, enxugou o quadro de colaboradores e liquidou participações consideradas não estratégicas.
A ISA Cteep é a segunda maior concessionária de energia do Brasil, atrás somente da própria Eletrobras. A empresa presente em 18 Estados, opera uma rede de 28 mil quilômetros de linhas de transmissão, que trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% dentro do Estado de São Paulo.
Fonte: Jornal Valor Econômico.