Na quinta-feira (22), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de inauguração de um novo viaduto no Porto de Santos. Esta nova estrutura foi projetada para facilitar a transposição da linha férrea e melhorar o viário interno do cluster de celulose do porto. A construção visa otimizar o fluxo do tráfego rodoviário e ferroviário na área, além de proporcionar mais segurança no acesso dos caminhões às empresas da região e estimular o crescimento econômico local.
A obra, que levou 22 meses para ser concluída, teve um custo de R$139 milhões, parte dos R$12 bilhões alocados para diversos projetos de infraestrutura com recursos públicos federais. O viaduto conecta o cluster de celulose à Avenida Mário Covas Jr., que faz parte da via perimetral da margem direita, trazendo benefícios, tanto para o Porto quanto para a cidade de Santos.
Com a entrega do viaduto, a Eldorado Brasil Logística finaliza o ciclo de suas obras para a Autoridade Portuária de Santos (APS).
Sobre o Viaduto e o Viário Interno
O novo viaduto possui 350 metros de comprimento e 9 metros de largura, com duas faixas de sentido único para a via perimetral, no trecho que vai da Ponta da Praia ao Centro. Ele faz parte de um sistema viário revitalizado que inclui a Avenida Ismael Coelho de Souza, uma via interna. O viaduto está devidamente sinalizado para garantir a segurança e a eficiência das operações portuárias.
Além disso, o viário interno tem uma extensão de três quilômetros e, também, conta com duas faixas de rolamento em sentido único. O novo sistema de vias também deve beneficiar veículos de pequeno porte que precisem acessar as empresas situadas na área.