Durante reunião do setor produtivo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), falou sobre os investimentos relacionados às atividades do agronegócio na capital baiana. Entre as medidas, Reis adiantou que está tentando viabilizar a transferência das exportações agrícolas do Oeste baiano do Porto de Santos para Salvador
“A produção agrícola do oeste, que é exportada pelo Porto de Santos (SP), nós vamos exportar aqui por Salvador. Nossa equipe já está debruçada na antiga usina Gerdau, ali terá áreas para enfardamento do algodão, retroáreas para alimentar o porto, vamos transformar ele também no polo industrial da construção civil para que esta produção do Oeste ,que vai a 650 km porto Santos mais distante do que o povo de Salvador, possa ser escoada pelo porto de Salvador, tão importante para o agronegócio da nossa Bahia”, disse, durante a reunião.
O prefeito expôs que o porto passou por uma duplicação e que, agora, receberá retroáreas para suprir as demandas, principalmente de algodão. “Nós temos duas grandes áreas na cidade disponíveis: uma em Valéria, de 203 mil metros quadrados, e outra na antiga usiba Gerdau de cinco milhões de metros quadrados, onde 75% dessa área está em Salvador”, explicou.
Reis prosseguiu afirmando que a pretensão é melhorar a logística para que o porto viabilize a realização de processos, que atualmente, só é realizada no Porto de Santos. “O algodão produzido na Bahia, segundo maior produtor de algodão do Brasil, é escoado por Santos, que está a 700 km mais distantes do porto, do que o nosso aqui e por que eles vão para lá ? Porque lá eles têm a possibilidade de fazer o enfardamento do algodão, ou seja, a logística oferecida lá é melhor. Então, mesmo tendo um custo maior de transporte, essa logística faz com que eles exportem por lá. E nós já estamos articulando com a agro e com os operadores logísticos para fazer essas operações aqui em áreas desta antiga o usiba Gerdau, que também terá retroáreas para oferecer o porto em Salvador, até em virtude da chegada dos supernavios com conexão direta com a China”, especificou.
Pingback: Movimentação de cargas no Porto de Santos alcança novo recorde