No primeiro semestre de 2024, o Porto do Pecém, no Ceará, teve um aumento de 11,3% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho, foram movimentadas cerca de 9 milhões de toneladas. O volume de contêineres também subiu, totalizando 235.186 TEU (unidade padrão de contêiner de 20 pés), um crescimento de 16% em relação ao ano passado.
Contratos e Linhas
Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, destacou as conquistas recentes, mencionando a assinatura de novos contratos no setor de mineração, especialmente para a exportação de minério de ferro, um passo importante para a expansão da estratégia do porto. Além disso, a implementação de uma nova linha de contêineres na cabotagem tem contribuído para maior eficiência e sustentabilidade nas operações.
Detalhamento por Tipo
A navegação de cabotagem cresceu 9%, movimentando 5.804.926 toneladas. Entre os principais produtos desembarcados estão minérios, cereais, combustíveis minerais, plásticos e seus derivados. No embarque, os destaques foram ferro fundido, sal, plásticos e cereais. A navegação de longo curso também aumentou 16%, alcançando 3.192.883 toneladas, com desembarques principalmente de combustíveis minerais, ferro fundido e máquinas. Nos embarques, foram destaques o ferro fundido, minérios, sal e combustíveis minerais.
Fonte: A Tribuna.
Pingback: BTP moderniza berços de atracação no terminal de Santos