Diante da previsão de mais um ano de seca severa na região do Amazonas, a Santos Brasil, empresa que atua no Porto de Santos, afirma que vai aumentar temporariamente a capacidade do seu terminal de contêineres (Tecon) na Vila do Conde, em Barcarena (PA), em cerca de 30%. A expansão visa minimizar os impactos logísticos decorrentes das condições adversas na região.
A estratégia da companhia para enfrentar o cenário de adversidade foi deslocar a área tradicionalmente utilizada no terminal para abrigar e fazer a manutenção de contêineres vazios para uma área externa, de 22 mil metros quadrados, abrindo espaço no terminal para receber maior número de contêineres. Assim, a capacidade mensal do terminal, que atualmente é de 8,5 mil TEU (medida de um contêiner de 20 pés), será aumentada para cerca de 11 mil TEU.
Segundo a empresa, na seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde foi fundamental para a logística da região, passando, inclusive, a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso que não puderam seguir para seu destino em Manaus e precisaram fazer transbordo de contêineres em Barcarena.
Descarregada no terminal da Santos Brasil, a carga era transportada em barcaças (embarcação com fundo chato), que possuem menor restrição de navegação com destino a Manaus. Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65 mi TEU, um aumento de 110% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Deste total, 28 mil TEU foram transportados por meio da mesma operação.
Fonte: A Tribuna.