De acordo com o Ranking de Sustentabilidade dos Municípios de 2024, Santos se tornou um exemplo em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) e, atualmente, ocupa a terceira posição em relação aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.
A metodologia utilizada no ranking combina dados do Ranking de Competitividade com uma análise voltada para a sustentabilidade. Foram avaliados 65 indicadores com base em informações públicas de 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.
Santos alcançou a pontuação máxima (100) na dimensão ambiental, mantendo-se líder desde 2021. Além disso, a cidade avançou para a 22ª posição em Governança, com 85,21 pontos, além de melhorar sua colocação na dimensão Social, subindo do sétimo para o quinto lugar, com 86,48 pontos.
A interseção dos temas de sustentabilidade faz com que alguns indicadores sejam considerados em mais de uma dimensão ao mesmo tempo. Em 2024, Santos apresentou avanços em três indicadores importantes: a taxa de mortes por causas indeterminadas atingiu 98,38 pontos, a mortalidade juvenil relacionada à segurança alcançou 91,06 pontos, e a mortalidade no trânsito ficou em 88,5 pontos.
Os critérios ESG são fundamentais para decisões de investimento e revelam grandes oportunidades em diversos setores. Instituições comprometidas com essa agenda mostram que estão empenhadas em promover um crescimento econômico que também leva em conta aspectos ambientais, sociais e de governança.
Fonte: SP Diário do Litoral.