Toyota deve produzir nova caminhonete em Sorocaba e investir R$ 11 bilhões 


A Toyota deve começar a produzir uma nova caminhonete em sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, a partir dos investimentos que serão anunciados hoje. Em abril do ano passado, a montadora japonesa já havia anunciado um investimento de R$ 1,7 bilhão para a fabricação de um terceiro modelo, desta vez um SUV compacto, com tecnologia híbrida flex em sua unidade de Sorocaba. 


O motor será produzido na unidade de motores da montadora em Porto Feliz, no estado de São Paulo. Mas ainda será necessário preparar a linha de produção da unidade para a fabricação de um novo modelo. A caminhonete deverá ter também a configuração híbrida, e a expectativa é que ela seja derivada do Corolla Cross. São 3,5 mil trabalhadores na unidade do interior paulista. 


Uma fonte que acompanha o setor diz que os investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota deve anunciar hoje vão somar recursos anunciados anteriormente pela montadora, além de dinheiro novo para a ampliação da unidade de Sorocaba. A Volkswagen fez o mesmo quando anunciou investimentos de R$ 16 bilhões no país este ano (R$ 9 bilhões em recursos novos e mais R$ 7 bilhões em valores já anunciados). 


O Brasil venceu a disputa pelos novos investimentos da Toyota com o México, onde a montadora japonesa está desde 1959 e tem duas unidades de produção. Em uma rede social, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, antecipou a notícia no domingo: “A Toyota está no Brasil há 66 anos e vem contribuindo enormemente para o adensamento das nossas cadeias produtivas. Seu anúncio é uma demonstração clara da confiança dessa grande empresa japonesa em nossa economia.” 


No mês passado, a Toyota anunciou um presidente brasileiro pela primeira vez em sua história no país. A companhia indicou Evandro Maggio como novo CEO no Brasil. Ele está na Toyota desde 2005 e já passou por diferentes áreas, como Departamento Comercial, atuou na Lexus (marca de veículos de luxo da Toyota), no Japão, e passou pelo setor de Recursos Humanos. Atualmente, atuava como diretor regional de Pesquisa & Desenvolvimento e Compras. 


CICLO DE INVESTIMENTO 


A Toyota foi a primeira montadora a desenvolver um carro híbrido abastecido com etanol (híbrido flex), o Corolla sedã, e começou a produzir no Brasil em 2019. Em 2021, passou a oferecer o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também montado no Brasil. 


Os investimentos do setor automotivo no Brasil poderão chegar a R$ 100 bilhões, até 2028/2029, o maior patamar da história desse segmento da indústria. A expectativa é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Se forem confirmados todos os anúncios feitos por montadoras, além de autopeças, que também entram nessa conta, será o maior ciclo de aporte de recursos já visto no país. 


O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirmou durante entrevista para divulgação dos números de vendas e produção de veículos em janeiro que, caso todos os anúncios de aportes se confirmem, é possível até ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões. 


Fonte: O Globo

Foto: Reprodução


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