Indústria brasileira precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria brasileira deverá qualificar cerca de 14 milhões de profissionais para manter a competitividade. Desses, 2,2 milhões serão novos trabalhadores, enquanto 11,8 milhões já atuantes no mercado necessitarão de requalificação para acompanhar as transformações do setor. 

Entre os setores com maior necessidade de novos profissionais estão Logística, Transporte e Construção, que lideram a demanda, além de áreas como Operação Industrial e Manutenção. Além disso, a atualização das competências dos profissionais que já estão no mercado envolve tanto habilidades técnicas, como o domínio de novas tecnologias, quanto socioemocionais, como criatividade e inteligência emocional.

Além de projetar a demanda, o Mapa do Trabalho Industrial serve como uma ferramenta crucial para o planejamento das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visando preparar o país para os desafios e oportunidades econômicas até 2027.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?