Colaboração aumenta segurança na Usiminas 


Para a Usiminas, a segurança é um valor. E isso é reforçado rotineiramente com as equipes, por meio de ferramentas como o Projeto Mãos Seguras, que completou dez anos. Ele consiste na criação, pelos colaboradores, de dispositivos que protejam mãos e braços nas atividades. 


Mais de 8 mil dispositivos foram criados pelas equipes da empresa. O programa recebeu, em 2017, o prêmio de Segurança Ocupacional pela Worldsteel, uma das maiores associações industriais do mundo. Também vale destacar os Grupos Voluntários de Segurança (GVSs). São mais de 70 em Cubatão, que reúnem cerca de 700 funcionários, entre próprios e terceirizados. Equipes promovem atividades, palestras, vistorias e trocas de experiências entre áreas distintas. Outras ferramentas são os centros de sensibilização e de expertise, que estimulam comportamento seguro por meio de treinamentos, simulações, vídeos e rodas de conversa. 


“Quando nossas operações são seguras e responsáveis, alcançamos um alto nível de produtividade e eficiência. Nosso objetivo é garantir que cada funcionário possa voltar para casa em segurança ao final do dia e que nossas atividades tenham menor impacto possível às comunidades vizinhas às nossas operações”, disse o vice-presidente de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Usiminas, Fernando Caracoche. 


DIRETRIZES 


Na Messer Gases, multinacional alemã, seguem-se as diretrizes de segurança da OSHA, órgão do governo dos Estados Unidos que estabelece e fiscaliza normas de proteção de segurança e saúde no local de trabalho. 


A empresa conta com uma estrutura consolidada na área de HSEQ (letras de uma sigla que, em português, significa saúde, segurança, ambiente e qualidade)formada por diretoria e times dedicados. Entre os projetos desenvolvidos, estão Juntos Mais Seguros, Craques da Segurança e Academia Segurança. 


O Juntos Mais Seguros incentiva todos os funcionários a agirem com segurança diariamente. O Craque da Segurança fortalece as rotinas diárias. A Academia da Segurança é voltada à capacitação das lideranças com foco na percepção de riscos. A Efetividade dos projetos é confirmada pelo cenário positivo. 


Nos últimos três anos, a Messer teve uma taxa de incidência total de acidentes abaixo da meta. “A segurança do trabalho contribui para o aumento da produtividade. Um ambiente seguro e saudável com foco em zero acidente e incidente e que trata a segurança como prioridade proporciona aos colaboradores maior motivação e orgulho em fazer parte da empresa”, disse, em nota.


“O ambiente seguro é sempre um dos pontos mais comentados entre nossos colaboradores e ajudou a posicionar a Messar como uma das melhores empresas para se trabalhar por seis anos consecutivos, segundo avaliação da Certificação GPTW”, sigla para lugar excelente para trabalhar, em português.


Fonte: A Tribuna Jornal Santos

Foto: Reprodução 


Posso ajudar?