Estado já tem 16 plantas fotovoltaicas

Outros projetos de geração de energia limpa estão nos planos da Sabesp, diz a diretora de Engenharia e Inovação da estatal, Paula Violante. 


Atualmente, explica a engenheira,já são 16 plantas de energia fotovoltaica em operação em todo o Estado, com projeção de serem 43 em médio prazo. Essas usinas utilizam estruturas já montadas para também explorar a captação da energia solar e transformá-la em energia elétrica, como em barragens com usinas flutuantes.


“Este ano, a Sabesp deve atingir 85% do programa, com investimento superior a R$ 55 milhões/ano.” 


FRANCA SUSTENTÁVEL 


O objetivo da Sabesp, explica a diretora, é ser autossuficiente em energia elétrica até 2027. Para isso, tem investido em projetos piloto, como na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Franca, no Interior paulista. Nesse município, a Sabesp já abastece toda sua frota de veículos leves com biometano e pretende converter também os caminhões utilizados na estação. O projeto desencadeou outras parcerias que possibilitaram a utilização de biogás para diversos fins, além do uso veicular. 


Esse sistema é parte de um projeto maior, denominado Projeto de Economia Circular Estação Tratamento de Esgoto de Franca. O biogás é gerado pela digestão do lodo produzido no tratamento do esgoto, por meio de bactérias específicas em grandes tanques chamados biodigestores. 


BAIXADA SANTISTA 


Paula Violante não descarta a possibilidade de as estações de tratamento de água da Baixada Santista serem incluídas nos projetos de economia circular da estatal, mas explica que, nos planos prioritários da empresa estão melhorar a distribuição de água e a interligação de todo o sistema.


Fonte: A Tribuna Jornal

Foto: Reprodução  


Posso ajudar?