A Caoa e a Hyundai anunciaram ontem mudanças na estratégia de parceria dos grupos no Brasil, iniciada há 25 anos. A partir de agora, a fabricante sul-coreana fica responsável pela importação e distribuição de seus veículos no País, que eram feitos pela Caoa.
O grupo brasileiro produzirá novos modelos de maior valor agregado da Hyundai. Além disso, a Caoa receberá parte do valor dos modelos importados. O novo acordo põe fim a uma queda de braço entre as empresas.
De acordo com o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, embora um recente litígio tenha sido decidido a favor da Caoa na Justiça, na prática nenhuma das partes saiu ganhando. Ele se refere à ação que o grupo moveu contra a empresa sul-coreana alegando quebra de contrato.
Em meados de 2021, a Caoa recebeu parecer favorável à continuidade do contrato que assegura a possibilidade de importação e produção de veículos da Hyundai no Brasil por uma década.
A determinação foi emitida por um tribunal em Frankfurt, na Alemanha, designado para arbitrar contratos em situações de disputa. Na época, a Hyundai Motors rompeu o contrato que garantia ao grupo brasileiro o direito de importar e fabricar veículos da marca sul-coreana por 20 anos. A disputa surgiu devido ao término do prazo estipulado por uma cláusula desse contrato. Segundo o documento, haveria uma renovação automática após os primeiros dez anos. Antes disso, porém, a Hyundai enviou carta à Caoa cancelando o acordo unilateralmente.
Segundo informações de um alto executivo da Caoa, reveladas à época pelo Jornal do Carro, publicado pelo Estadão, o desfecho acabou sendo positivo para as duas empresas. De acordo com esse executivo, que preferiu o anonimato, a decisão garantiu a continuidade da importação de novos modelos da Hyundai para o mercado brasileiro, bem como o desenvolvimento tecnológico e a possibilidade de aumentar a produção no País de veículos da marca.
Assim, os desdobramentos desse episódio começam a se materializar agora. “Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos da Hyundai”, afirma o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho. De acordo com ele, os investimentos em novos maquinários na planta do grupo em Anápolis (GO) serão realizados pela Hyundai.
Na visão do CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, a mudança é positiva não apenas para as empresas, mas também para o consumidor. “A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e Caoa”, diz. O presidente do grupo brasileiro, que é filho do fundador da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em 2021, diz que a empresa continuará tendo o maior número de revendas autorizadas da marca no Brasil (hoje são 46).
A Hyundai Motors continuará produzindo em Piracicaba (SP) o compacto HB20 (hatch e sedã) e o SUV Creta. Já a fábrica da Caoa, em Anápolis, manterá a produção de modelos mais caros, como o SUV médio Tucson e o caminhão leve HR. No entanto, com o novo acordo, a produção de todos os futuros carros dos segmentos superiores será feita pela Caoa.
De acordo com Cousseau, isso resolve um gargalo enfrentado pela Hyundai no Brasil. “Nossa planta de Piracicaba está operando no limite. Com a ampliação da parceria, poderemos oferecer mais produtos.” Segundo Andrade Filho, outra vantagem do acordo – já aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) – é que a Hyundai também será beneficiada pelos incentivos fiscais aos quais a Caoa tem direito na planta goiana. Conforme Andrade Filho, o novo acordo permitirá sinergia entre as empresas estimada em cerca de R$ 1 bilhão.
Cousseau acrescenta que a integração de setores como compras gera outros benefícios. “Não estamos preocupados apenas com a redução de custos, mas também em reduzir riscos”, diz. Ele se refere à maior oferta de componentes importados, que poderão passar a ser feitos no Brasil.
HÍBRIDOS E ELÉTRICOS
A Hyundai vai revelar, na próxima quarta-feira, alguns veículos que farão parte de seu novo portfólio de produtos no Brasil. Embora não tenha antecipado detalhes, a expectativa, no caso dos importados, é de foco em híbridos e elétricos. Além disso, a marca prepara o lançamento do novo Creta.
O SUV atualizado deve chegar neste trimestre. Na semana passada, o CEO global da Hyundai, Euisun Chung, esteve em Brasília. Em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o executivo anunciou um novo investimento de US$ 1 bilhão no Brasil.
O novo aporte será aplicado principalmente no desenvolvimento de soluções relacionadas ao hidrogênio verde.
Fonte: O Estado de São Paulo
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