Os desafios da logística portuária e as novas concessões de aeroportos estão sendo discutidos durante o Seminário de Infraestrutura Portos e Aeroportos, que é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), nesta terça-feira (23), na Casa Lide, em São Paulo.
O andamento dos projetos do túnel submerso Santos-Guarujá, do Aeroporto Civil Metropolitano a ser instalado em Guarujá e da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes estão entre os principais assuntos em debate, já que terão impacto direto no equacionamento de gargalos logísticos e são estratégicos enquanto indutores de desenvolvimento econômico na região.
Quanto ao túnel, a expectativa da Autoridade Portuária de Santos (APS) é lançar o edital ainda neste ano. Já em relação ao Aeroporto de Guarujá,a Terracom Construtora foi a empresa vencedora do certame e está em fase de elaboração do projeto executivo da primeira fase de obras.
Por fim, a terceira pista da Imigrantes terá um projeto desenvolvido pela concessionária Ecovias, que recebeu no começo do mês autorização do Estado para os estudos relacionados ao tema. Há anos, representantes do setor portuário alertam para o risco de colapso logístico no modal rodoviário devido ao alto fluxo de cargas com destino ao Porto de Santos.
Autor (a): Bárbara Farias
Fonte: Jornal A Tribuna
Foto: Reprodução