Mundo discute logística em São Paulo

 A inovação tecnológica, aliada à inteligência artificial, como ferramenta de fomento à multimodalidade,logística, eficiência operacional e sustentabilidade nos portos brasileiros nortearão as discussões na 28ª edição da Intermodal South America 2024, que começa hoje, na Capital Paulista. A programação vai até quinta-feira, das 13 às 21 horas, no São Paulo Expo


A Intermodal junta várias atrações no mesmo local: uma feira de negócios, o 2º Interlog Summit e as arenas Innovations e Intermodal. 


DETALHES 


Considerado o maior evento do setor nas Américas e realizado pela Informa Markets Brasil, a Intermodal contará com mais de 100 palestrantes, totalizando 30 horas de conteúdo. O Interlog Summit contará com dois eventos simultâneos — o Congresso Intermodal, voltado às questões de infraestrutura e conjunturais, e a 27a Conferência Nacional de Logística, com curadoria da Associação Brasileira de Logística (Abralog). 


Entre os principais temas que serão abordados estão, por exemplo, a estratégia de logística da Fórmula 1, a inovação nos portos brasileiros, ESG na logística, inteligência artificial, e-commerce, tecnologia na operação ferroviária carga e passageiros, multimodalidade e omnicanalidade (integração dos canais de comunicação da empresa com os clientes), além da participação de empresas que apresentarão cases sobre sustentabilidade, eficiência operacional, automação, entre outros. Para o Interlog serão reservados quatro auditórios. Haverá ainda a Arena TI Innovations, um espaço destinado a empresas que apresentarão soluções inovadoras, e a Arena Intermodal, com espaço dedicado à grade de palestras gratuitas aos visitantes. 


EXPOSITORES 


Segundo a organização, a feira de negócios contará com mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, que ocuparão quatro pavilhões em uma área equivalente a mais de 40 mil metros quadrados. A estimativa é de que 43 mil profissionais visitem a Intermodal nos três dias de evento, um público 7,5% maior em comparação ao ano passado, que registrou 40 mil pessoas.


RECORDES 


D’Ascola afirma que, este ano, a Intermodal bateu todos os recordes em sua história: em número de expositores, em área ocupada e em patrocinadores. “Para se ter uma ideia, no ano passado, a feira de 2024 já estava completamente vendida, com lista de espera de empresas interessadas em participar”. 


O gerente de negócios comenta ainda sobre a relevância da Intermodal para o mercado. Para ele, o evento é a tradução literal do potencial de crescimento do setor da logística no Brasil e no mundo. 


D’Ascola cita o levantamento realizado pela Transparency Market Research, cujo resultado mostrou que o mercado da logística global cresce de forma constante e intensa, o que representa R$ 15,5 trilhões (dados de 2023) com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de materiais, com forte ênfase no impacto do e-commerce global nos volumes transacionados. 


No País, explica ele, a expansão da atividade logística é acompanhada por uma onda de investimentos do setor privado. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o ciclo de investimentos de 2022 a 2026 pode chegar a R$ 124,3 bilhões em transporte e logística. 


“Estamos certos de que a Intermodal 2024 superará as expectativas de todos, em volume de negócios e novasparceiras”, conclui.


Fonte: A Tribuna Jornal Santos

Foto: Reprodução 


Posso ajudar?