Rumo vende 50% de ações de terminal para Bunge

A empresa Rumo vendeu metade das ações do Terminal XXXIX (T-39), localizado na Margem Direita do Porto de Santos, na Ponta da Praia, para uma joint venture (união de empresas) consolidada pela Bunge Alimentos e a Zen-Noh Grain Corporation.

O porte do negócio, que precisa de aprovações regulatórias, é de R$ 600 milhões e a obtenção deverá viabilizar exportações de grãos, especialmente para o Japão. A Bunge confirmou a informação “Com essa operação, as empresas esperam obter maior flexibilidade logística em um importante corredor de exportação no Brasil”, informou a Bunge.

O T-39 é especialista na atividade em soja, milho e farelo, executando serviços de recepção, armazenagem e distribuição. A Zen-Noh Grain Brasil foi firmada em 2015 como subsidiária da corporação norte-americana que, dessa forma, é subsidiária da Federação Nacional de Associações Cooperativas Agrícolas.

A Zen-Noh atua como agente responsável pela comercialização e cadeia de abastecimento do Grupo JA (Cooperativas Agrícolas do Japão).

PRONUNCIAMENTO

A Rumo divulgou um comunicado ao mercado, informando que  “celebrou acordo para alienação da sua participação acionária de 50% no capital do T-39 para o consórcio formado entre a Bunge e a Zen-Noh Grain”. A nota anuncia que o objetivo da instituição com a venda é investir em infraestrutura ferroviária.

“A alienação da participação no T-39 representa um movimento de disciplina financeira e reciclagem de capital, fortalecendo a posição de caixa da companhia para concentrar esforços em projetos que sustentem o programa de aumento de capacidade em curso e fortaleçam a competitividade estrutural do modal ferroviário”.

Fonte: A Tribuna.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?