A inauguração do Terminal Marítimo de Passageiros da Concais, em novembro de 1998, representou um marco na relação Porto-Cidade. E, desde então, os santistas se encantam com o charme dos navios de cruzeiro a cada nova temporada. Nestes 25 anos, 13 milhões de passageiros já embarcaram ou desembarcaram em Santos. Foram quase 3.500 escalas feitas por 321 navios.
Depois dos brasileiros, o maior contingente de turistas vem da Argentina, mas a Concais acredita que “passageiros do mundo todo tenham passado pelo terminal”. Só nesta temporada 2023/24, serão 917 mil viajantes nos cruzeiros. A previsão é que as 15 embarcações contratadas para atracar em Santos injetem R$ 640 milhões na economia da região.
“Cinco desses navios vão realizar embarques regulares durante os 195 dias desta temporada, de 29 de outubro a 3 de maio, e estamos muito felizes em fazer parte da história de Santos”, resume o gerente de Operações do Terminal Concais, Javier Humberto Carnevale.
Mas, o batismo do maior terminal marítimo de passageiros da América do Sul aconteceu, de fato, dez anos após sua inauguração. E a prova de fogo foi no dia 8 de fevereiro de 2008, quando o Concais recebeu nove embarcações em um único dia. O recorde permanece até hoje, com 35 mil turistas transitando pelo espaço de 43 mil metros quadrados na altura do Armazém 25.
Fonte: Diário do Litoral
Foto: Reprodução