Por túnel, Lula formaliza parceria com Tarcísio

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou na última sexta-feira (2), formalmente, que o Governo Federal e o Governo do Estado vão trabalhar juntos para viabilizar o túnel entre Santos e Guarujá. A obra deve custar aproximadamente R$ 6 bilhões e será bancada pela Autoridade Portuária de Santos. A ideia é que a ligação submersa seja construída em módulos pré-fabricados, que serão ligados uns aos outros até completar a ligação entre as duas cidades. E a previsão é que as obras comecem logo nos primeiros meses de 2025. Em 2024, será necessário cumprir todas as exigências burocráticas. Essa etapa deve começar ainda neste trimestre, com a realização de audiências públicas. 

 

Depois das audiências, será necessário definir a modelagem do negócio, que passará por análise do Tribunal de Contas da União. Só a partir do aval do TCU será, finalmente, lançado o edital para contratação da empresa que construirá a ligação seca. 

 

“Esse será nosso Eurotúnel”, resumiu Lula, referindo-se à ligação de 50 quilômetros sob o Canal da Mancha, que interliga França e Inglaterra. Apesar da comparação feita pelo presidente, a ligação seca entre Santos e Guarujá terá ‘apenas’ 860 metros, sendo 800 sob o Canal do Estuário, por onde navegam mais de cinco mil navios a cada ano.

 

 “O projeto (do futuro túnel) está maduro”, completou o governador, em coletiva de Imprensa logo após o evento. Mas, o governador admitiu que ainda há dever de casa a ser feito pelas partes antes de viabilizar a escavação: “Precisamos definir o local para (colocar) as estruturas de concreto que serão usadas na obra”. 

 

A projeção é que a ligação seca permita o tráfego de pedestres, carros, motos, bicicletas e até caminhões, desde que não estejam transportando produtos inflamáveis. Também será reservado espaço para a futura circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) interligando os dois municípios. 

 

  • SONHO DE CEM ANOS

 

A obra é esperada há quase cem anos. O primeiro estudo visando a construção de um túnel submerso data de 1927 e foi elaborado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado para a passagem de bondes elétricos. Até a maquete já foi inaugurada, mas os trabalhos nunca se materializaram. 

 

E as balsas, barcas e catraias seguem transportando 70 mil trabalhadores entre as duas margens e outras 78 mil pessoas em veículos particulares, em média, a cada 24 horas, segundo projeções oficiais. O prefeito de Santos saudou a parceria que pretende viabilizar a obra: “Hoje, a espera pela travessia demora muito. Com o túnel serão só dois minutos”. 

 

Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini projeta o início da perfuração “logo no início de 2025”.

 

 Em 132 anos de história do Porto organizado, Lula foi o primeiro presidente a visitar o cais santista na data de seu aniversário. O anúncio da parceria entre o Estado e União para viabilização do túnel foi feito na manhã de ontem, diante do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

 

  • PESO POLÍTICO

 

A solenidade contou com a presença de seis ministros de Estado: Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-geral da Presidência), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência), Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte). 

 

Também estavam presentes o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos/SP) e os deputados Paulo Alexandre Barbosa (federal – PSDB), Caio França (estadual – PSB) e Paulo Corrêa Júnior (PSD – estadual).

 

 A solenidade lotou o espaço externo da Autoridade Portuária de Santos, no bairro do Macuco.

 

Fonte: Diário do Litoral

Foto: Reprodução 



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