Trecho do cais público terá profundidade ampliada em Santos

Seis berços de atracação do cais público no Porto de Santos, nos trechos dos armazéns 12A ao 21, na Margem Direita, terão a profundidade aumentada para 15 metros, a mesma do canal de navegação.

 

A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou a empresa Náutica Marítima para executar a dragagem de aprofundamento, que ainda está sem data definida para iniciar. Atualmente, o calado operacional dos berços varia entre 10,9 metros e 13,8 metros em dias de maré baixa. 

 

A Náutica Marítima foi a empresa vencedora do pregão eletrônico aberto pela Autoridade Portuária para a prestação do serviço. O contrato foi assinado de forma eletrônica na última segunda-feira e oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) na tarde desta quinta-feira.

 

O valor do contrato é de R$ 13,9 milhões e o aporte será custeado integralmente com recursos da APS. O prazo contratual é de seis meses. Já para o início da obra, é preciso concluir um rito burocrático.

 

Em nota, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, afirmou que “Serão seis berços que após dez anos do aprofundamento do canal de navegação, terão a mesma profundidade de 15 metros, o que vai possibilitar a chegada de navios com maior capacidade”.

 

Autor (a): Bárbara Farias

Fonte: Jornal A Tribuna

Foto: Reprodução

Posso ajudar?