Alesp aprova PPP para construção do túnel Santos-Guarujá

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 655/2024, que autoriza a contratação de uma Parceria-Público-Privada (PPP) para a construção do Sistema de Interligação Túnel Imerso Santos-Guarujá. O projeto, avaliado em R$6 bilhões, prevê um túnel de 870 metros de extensão ligando Santos a Guarujá, além de acessos nos bairros Outeirinho/Macuco (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá). A obra deve gerar mais de nove mil empregos diretos, impulsionando a economia regional.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou os benefícios que o túnel trará para a mobilidade, economia e qualidade de vida no Estado. Além de integrar o transporte público e facilitar o tráfego portuário; a obra planeja aprimorar a logística do Porto de Santos. Apesar da aprovação do PL, não há prazos definidos para a licitação, estudos de impacto ambiental ou início das obras.

O secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, reforçou que o túnel oferecerá uma solução inédita no país, facilitando o transporte de veículos de passeio, comerciais, ciclistas e pedestres de forma ágil e segura. Atualmente, cerca de 78 mil pessoas atravessam o Estuário diariamente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?