Aumento de produção de petróleo até 2029 deve elevar exportação 

“Há muitas incertezas, mas essa tendência de exportação de commodities deve perdurar durante algum tempo,a menos que tenhamos um choque muito grande, mas não devemos ter a mesma variação do ano passado. Agora também está entrando a produção de petróleo”, diz Valls. 


Segundo o Icomex, o volume de commodities exportadas em 2023 aumentou 14,2% contra 2022. A quantidade exportada no grupo de não commodities caiu 1,9%. 


Bruno Cordeiro Santos, analista de mercado da StoneX, diz que as perspectivas são de que, puxado pelo pré-sal, o aumento de produção de petróleo esperado até 2029 resulte em alta no volume de exportação, já que a capacidade doméstica refino deve aumentar na mesma proporção. 


As estimativas da consultoria para a produção de petróleo vão em linha com as oficiais, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), diz. 


Considerados investimentos divulgados da Petrobras e das empresas privadas,ressalta ele, a expectativa é que a produção brasileira atinja cerca de 5 milhões de barris diários ao fim desta década.


Fonte: Jornal Valor Econômico

Foto: Reprodução 


Posso ajudar?