Café gerou R$ 49 bi em riquezas para o País em 2023, e safra será 5,5% maior em 2024


O Observatório do Café divulgou na última terça-feira o balanço do ano-safra de 2023. O grão gerou R$ 49,4 bilhões em riquezas para o Brasil. Diferente do calendário tradicional, o ano-safra leva em conta a dinâmica do clima e das plantas. Assim, o cálculo levou em consideração o período que começou com as primeiras floradas, após as chuvas de 2022. E só terminou com a colheita dos frutos, no outono/inverno de 2023. A título de comparação, o faturamento do setor do café somou quase onze vezes o orçamento total da Prefeitura de Santos este ano. 


Pelas projeções divulgadas na última quinta-feira (18), pela companhia Nacional de Abastecimento, o Brasil deverá colher 58,08 milhões de sacas de 60 quilos durante o outono/inverno. 


Os motivos para essa alta são o clima mais favorável na primavera passada, na comparação com os anos anteriores. Também conta o ligeiro aumento de 0,8% de área plantada. 


Vale lembrar que 83% de todo o café exportado pelo Brasil passa pelo Porto de Santos. Isso faz do cais santista o maior porto cafeeiro do mundo, com impactos importantes na circulação de riquezas pela economia da cidade. 


Fonte: Diário do Litoral

Foto: Reprodução 


Posso ajudar?