Exportação de petróleo projeta recorde e pode rivalizar com soja na balança comercial

 

O Brasil pode alcançar um valor recorde com a exportação de petróleo bruto em 2024. Em um cenário de produção crescente, a expectativa é a de que o produto seja ainda mais relevante na balança comercial brasileira nos próximos anos, o que deve contribuir para os números do setor externo do País.

 

Para este ano, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) projeta que as vendas do petróleo podem somar US$ 43,5 bilhões. Até então, o melhor desempenho obtido com a exportação de petróleo foi observado em 2022, quando o País vendeu US$ 42,3 bilhões. Nas projeções da associação, a exportação do produto atingirá 83 milhões de toneladas, acima das 81 milhões apuradas em 2023. 

 

As previsões da AEB foram feitas no fim do ano passado e podem ser alteradas ao longo de 2024. O preço do petróleo pode ser impactado, por exemplo, por alguma questão geopolítica, que hoje não está no radar dos especialistas. 

 

Nos últimos anos, a exportação de petróleo assumiu um papel relevante na balança comercial, rivalizando com soja e minério de ferro, dois dos principais itens da pauta brasileira. A projeção é de que esse protagonismo se consolide nos próximos anos, diante da perspectiva de forte aumento da produção até 2030. 

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo

Foto: Reprodução

Posso ajudar?