Aliado ao trabalho realizado pela Prefeitura, as indústrias do Polo Industrial também caminham revendo seus posicionamentos e buscando tecnologias para obterem resultados sustentáveis.
De acordo com o gerente regional do Ciesp Cubatão, Omar Silva Júnior, além da estruturação do departamento de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), os investimentos das empresas têm apoiado ações que impactam de uma única vez os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Só uma rede comprometida poderá efetivamente dar resultado. O Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) faz muito bem esse papel de articulação, mobilização e ouvidoria, de todos os lados. Estamos finalizando, inclusive, um relatório concreto de ações que essa união de esforços e interesses pela sustentabilidade promoveu nos últimos dois anos”, afirmou Júnior.
Segundo ele, desde 2022, além dos projetos de segurança, limpeza local e cuidados com a preservação e conservação das áreas protegidas, foram iniciados processos de capacitação com ONGs locais para elaboração de medidas eficientes e capazes de mostrar ao mundo a importância ambiental de Cubatão.
“Tivemos projetos mais estruturados, com olhar da comunidade para a comunidade, apresentados aos representantes da indústria, o que facilitou parcerias e comunicação entre terceiro e segundo setores de Cubatão. Desenvolvemos e criamos, por exemplo, o Natal Sustentável em parceria com a Prefeitura, o Sebrae e indústrias locais, oferecendo educação ambiental para escolas e oportunidade ao pequeno empreendedor”, explicou ogerente do Ciesp.
Quando se trata dos impactos positivos das estratégias, ele reitera que todo projeto social e ambiental, independentemente de sua metodologia, localização e investimento, tem como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida.
“A autoestima de um povo muda sua história. Promover conhecimento, oferecer oportunidade, simplesmente ouvir as pessoas faz toda diferença”, completou.
Fonte: A Tribuna Jornal Santos
Foto: Reprodução