Ligação seca ficará a 21 metros de profundidade, afirma APS 

O túnel imerso Santos Guarujá será feito por meio de parceria público privada (PPP). O traçado ligará a Margem Esquerda do Porto, lado de Guarujá, pela Prainha, abaixo do linhão, à Margem Direita, por uma área próxima ao cais da Marinha. O túnel terá 860 metros de comprimento, facilitando a travessia de veículos em apenas dois minutos, beneficiando diretamente 78 mil pessoas e indiretamente 2 milhões. 


A ligação seca contará com três faixas por sentido, além de uma integração com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ciclovia e passagem para pedestres. Conforme o cronograma já planejado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a previsão é lançar o edital no segundo semestre deste ano, com início das obras em 2025 e conclusão no final de 2028 ou, mais tardar, no início de 2029. 


FASES DA OBRA 


Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a construção do túnel abrange três fases. A primeira etapa consiste na instalação do canteiro em Guarujá, onde serão construídas as três placas pré-moldadas, que são as paredes do túnel. A segunda fase envolve a execução da dragagem e a terceira e última, o aprofundamento e a fixação das placas, ou seja, a implementação do túnel por baixo do mar. 


“É a mesma técnica de imersão que está sendo utilizada para conectar a Dinamarca à Alemanha”. O presidente da APS acrescentou que, “o teto do túnel estará a 21 metros de profundidade, a partir da linha d’água”. 


Fonte: A Tribuna Jornal

Foto: Reprodução


Posso ajudar?