O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) buscará investimentos e expertise junto a grupos empresariais internacionais para projetos de infraestrutura de grande porte, inclusive o túnel Santos-Guarujá, na próxima semana. A comitiva paulista cumprirá uma agenda de reuniões na Espanha, Itália e França voltada a leilões, concessões e parcerias entre segunda e sexta-feiras. Tarcísio comentou sobre a intenção de buscar recursos na Europa, ontem, na Autoridade Portuária de Santos (APS), onde participou da cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Há empresas especializadas, com trabalhos relevantes em alguns países, como o túnel da baía de Sydney (Austrália). Temos outros operadores na Holanda, na França, na Espanha, ou seja, empresas que têm competência e experiência. A ideia é mobilizar operadores lá fora para projetos que virão”, disse Tarcísio.
A visita a Santos consolidou uma parceria com o Governo Federal com o intuito de alavancar uma série de obras de infraestrutura, tendo como carro-chefe o túnel Santos-Guarujá. Contudo,o termo de cooperação técnica que oficializou a parceria entre os governos de São Paulo e Federal não foi assinado por necessidade de ajustes de ordem jurídica documento”.
O governador explicou os efeitos do documento, quando assinado. “Esse termo possibilitará fazermos uma audiência pública conjunta. A ideia é que essa audiência seja estruturada pelas duas agências, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)”.
A intenção, de acordo com Tarcísio, é iniciar as audiências públicas a partir de março. “Vamos fazer a apresentação em sessões presenciais, colhe as sugestões de todos para que a possa ter o melhor projeto possível. Digamos que a gente já tem um projeto bem maduro, que foi analisado por certificadores experientes neste tipo de investimento. É um projeto que, do ponto de vista de geometria, agrega aquilo que a gente precisava para o transporte de carga e de passageiros, a gente vai conseguir fazer a transposição do VLT de Santos para Guarujá, o que é importante do ponto de vista da mobilidade no transportepúblico”.
O governador ressaltou que “a capital sempre procura boas oportunidades, bons projetos”.“Quem enxerga na frente, consegue induzir e mobilizar mais rápido”.
O Governo do Estado pretende oferecer 13 projetos em leilões ao longo de 2024. Entre eles, estão o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo à Campinas, e concessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária, além das desestatizações da Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia(Emae).
De acordo com a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI), a carteira de projetos de concessões, desestatização e parcerias da gestão estadual é estimada em mais de R$ 220 bilhões em investimentos no setor privado.
AGENDA NA EUROPA
Nesta segunda-feira (5), a comitiva terá encontros de negócios com diretores dos grupos Acciona, Santander e Sacyr em Madri, na Espanha. Na terça-feira (6), as reuniões com executivos das organizações Gavio e Ghella ocorrerão em Milão, na Itália. Entre quarta e sexta-feira, em Paris, na França, Tarcísio participará de encontros com diretores de empresas sediadas na Alemanha.
Fonte: A Tribuna Jornal
Foto: Reprodução