O segmento de telecomunicações brasileiro está significativamente passando por mudanças, a utilização de estratégias de logística reversa auxilia o reuso e recuperação de aparelhos eletrônicos. Essa prática demonstra como as instituições agem sobre seus impactos ambientais e recursos.
Uma pesquisa realizada pela Grand View Research, pressupõe que a introdução de novas tecnologias de reciclagem e reutilização dentro da logística reversa são capazes de reduzir custos, em até 60%, relacionados à obtenção de matéria prima, além de permitir um gerenciamento de resíduos eletrônicos mais eficiente.
“Processos automatizados de triagem e reparo recuperam componentes valiosos e asseguram que eles sejam reutilizados ou reciclados de forma adequada, minimizando o desperdício”, relata Carlos Tanaka, especialista em logística e fundador da PostalGow.
A logística reversa tem demonstrado eficiência na redução de custos de produção. Além disso, as empresas podem aumentar sua base de clientes e receitas ao oferecer produtos reconstruídos, podendo abranger um mercado mais sensível ao preço.
Para a concepção ambiental, a logística reversa é um fator fundamental para a redução de lixo eletrônico, pois, devido a sua estrutura tóxica, é um dos tipos mais poluentes e problemáticos. No entanto, a gestão de materiais significa aos consumidores produtos de qualidade por preços acessíveis.
Além de incentivar os usuários sobre as práticas de consumo sustentável, para as instituições, adotar essa estratégia fortalece a responsabilidade ecossistêmica e social, contribuindo para o cumprimento das regulamentações ambientais e também fortalecendo suas credenciais de sustentabilidade.