Durante o evento do último sábado (3), Lula anunciou ainda que o Governo Federal construirá dois novos Institutos Técnicos Federais na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Segundo o presidente, um deles ficará em Santos e o outro em São Vicente. O objetivo das duas unidades de ensino é formar mão de obra apta a lidar com as novas tecnologias no ambiente portuário.
“É preciso formar os jovens para o desenvolvimento da economia local”, resumiu Lula. O pedido foi feito pelo ministro Márcio França, que precedeu Lula nos discursos durante o evento. França foi aplaudido quando defendeu a retirada do Porto de Santos do Plano Nacional de Desestatização.
“Temos terminais (portuários) comparáveis a qualquer terminal do mundo. Mas, o porto público só se desenvolveu graças à competência dos servidores públicos que construíram esse patrimônio do povo brasileiro’.
Presente na cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, antecipou que o Governo Federal deverá promover cinco leilões para arrendamento de terminais no Porto de Santos ao longo de 2024. Esses leilões devem ser realizados no Brasil, Bolsa e Balcão (B3), a Bolsa de Valores de São Paulo.
A estimativa do ministro é que a União arrecade R$ 2,2 bilhões com esses leilões. Costa Filho também projetou outros investimentos privados de R$ 4 bilhões neste ano no cais santista.
Fonte: Diário do Litoral
Foto: Reprodução