O Porto do Rio Grande (localizado na margem direita do canal do Norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no Rio Grande do Sul) continua em funcionamento e sem impasses na circulação de cargas. De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, grande parcela das cargas de navios que estavam programadas para a semana, já se localizavam nos terminais, portanto, não houve interrupção.
Klinger aponta que, todas as vias rodoviárias que dão acesso ao conjunto portuário estão sendo liberadas para a movimentação de veículos e caminhões. Além disso, foi realizada uma operação em todos os terminais, com a finalidade de checar se as cargas estão chegando adequadamente.
Sequelas
Arno Gleisner, diretor da Câmara de Comércio na Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), analisou os efeitos negativos para o comércio exterior. Gleisner evidencia que, em consequência, há redução de volumes e aumento de custos
“Já ocorreu elevação dos preços da soja no Brasil maior do que nos Estados Unidos. Nas importações, os fatores são os mesmos, mas ainda não generalizados porque o mercado está limitado. Vemos o cenário com preocupação, com perdas no fluxo comercial do Brasil”.
Regulamentação
No dia 6 de maio, a Portos RS modificou a Norma 35, que oferecia descontos tarifários nos portos do Rio Grande do Sul para embarcações utilizadas na circulação de transportes donativos, com base na resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Pingback: Antaq propõe alterações em concessões portuárias - 2º Encontro Indústria Porto
Pingback: Projeto de dragagem no porto do Rio Grande é discutido com DNIT