Robótica se torna decisiva na gestão logística

A tecnologia tem agregado resultados positivos na mudança do esforço físico pela robótica, inclusive, revolucionando o setor logístico, já que é vista em fábricas e linhas de montagem, contribuindo no atendimento de clientes, sustentabilidade e resolução de problemas em operações. De acordo com a empresa alemã Statista, a indústria de serviços, com a utilização de robôs, tem previsão de até 2027 movimentar mundialmente US$43,32 bilhões.

Apelidado de Frank, a LMX Logística passou a fazer o uso de um picking car. Movimentado com um único clique por meio de um tablet, ele tem a capacidade de movimentar cerca de 40 itens por vez e agilizar a classificação de materiais, diminuindo o deslocamento de colaboradores no galpão.

“A implementação do Frank veio de uma melhoria nos processos. No início, era um processo muito moroso, além de não gerar a produtividade esperada. Hoje, conseguimos fazer 40 pedidos simultaneamente, em média, em 25 minutos, enquanto no processo anterior o procedimento demandava pelo menos uma hora”. Informa a diretora Comercial da LMX Logística, Andreia Pedrosa. 

A fim de melhorar a logística brasileira, a Leroy Merlin adquiriu a utilização de transelevadores no centro de distribuição. Eles são responsáveis por carregar mercadorias mais pesadas, se provando ainda mais competentes, reduzindo lesões graves.

“A empresa aumentou a capacidade de armazenamento ao verticalizar boa parte do estoque. Anteriormente, tinha capacidade de atender a cerca de 900 pedidos por dia, agora, esse número pode chegar a 2,6 mil”. Relata o diretor de Supply Chain da Leroy Merlin, Marcelo Arantes.

PROCESSOS DIGITALIZADOS

Implementada em empresas para etapas digitais, a robótica atua no preenchimento de documentos e já se faz presente em todas as unidades da Basf no Brasil. O avanço tecnológico trouxe eficiência no consumo e distribuição de produtos, controlando digitalmente os processos de entrada e saída de mercadorias, trazendo ganhos econômicos e avançando o cumprimento de objetivos sustentáveis.

“Quando implementamos novos processos, os funcionários passam por treinamentos específicos, a empresa também promove uma série de atividades para manter os colaboradores atualizados sobre temas relacionados à digitalização e à inovação”. Afirma o gerente sênior de Digitalização para Produção e Tecnologia na Basf América do Sul, Pedro Queiroga.

1 thought on “Robótica se torna decisiva na gestão logística”

  1. Pingback: Logística reversa contribui para redução de custos para eletrônicos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?