Reunião entre Brasil e Espanha ressalta investimentos em portos

No dia 27 de maio, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, esteve em Madri, na Espanha, para uma reunião com o presidente dos Portos do Estado Espanhol, Álvaro Rodriguez, que aventou possibilidades de investimento e intercâmbios entre portos do Brasil, da Espanha e da Colômbia.

Os comandantes do setor portuário, infraestrutura e comércio da Espanha também participaram do evento. A ideia faz parte da Agenda Misión Inversa Puertos Brasileños Y Colombianos, que teve seu início justamente no dia 27 e reuniu os encarregados dos portos espanhóis de Barcelona, Valência, Colômbia, Cartagena, Santa Marta e Buenaventura. Ao todo, são 46 portos subordinados aos Portos do Estado, que reúnem 28 autoridades portuárias.

Dentre as novidades nos portos espanhóis, o Brasil tem a pretensão de estudar seus sistemas informatizados para agilizar embarques e desembarques de carga, recebimento de caminhões e trens e monitoramento de navios. Pomini destacou o empenho do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, para o melhoramento dos portos brasileiros, com realce para avanços e aumento de sua capacidade.

“O Porto de Santos investe no sistema de monitoramento VTMIS, na ampliação da capacidade ferroviária, nos acessos perimetrais, no aprofundamento do canal e em outorgas que potencializam a característica multipropósito do nosso cais”, afirmou Pomini.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posso ajudar?